sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Johann Pestalozzi (1746 - 1827)




Johann Pestalozzi exerceu grande influência no pensamento educacional e foi um grande adepto da educação pública. Democratizou a educação, proclamando ser o direito absoluto de toda criança ter plenamente desenvolvidos os poderes dados por Deus. Seu entusiasmo obrigou governantes a se interessarem pela educação das crianças das classes desfavorecidas.

Princípios educacionais e contribuições de Pestalozzi:

* o desenvolvimento é orgânico, sendo que a criança se desenvolve por leis definidas; a gradação deve ser respeitada; o método deve seguir a natureza; a impressão sensorial é fundamental e os sentidos devem estar em contato direto com os objetos; a mente é ativa; o professor é comparado ao jardineiro que providencia as condições propícias para o crescimento das plantas.

* crença na educação como o meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social.

* fundamentação da educação no desenvolvimento orgânico mais que na transmissão de idéias memoráveis.

* a educação começa com a percepção de objetos concretos e consequentemente com a realização de ações concretas e a experimentação de respostas emocionais reais - o desenvolvimento é uma aquisição gradativa, cada forma de instrução deve progredir de modo lento e gradativo.

* conceituação de disciplina baseada na boa vontade recíproca e na cooperação entre aluno e professor.

* introdução de novos recursos metodológicos.

* impulso à formação de professores e ao estudo da educação como uma ciência.


Pestalozzi decide ser mestre-escola e vai então, em sua escola, procurar aplicar suas ideias educacionais. Para ele a escola deveria aproximar-se de uma casa bem organizada, pois o lar era a melhor instituição de educação, base para a formação moral, política e religiosa.

Em sua escola, mestre e alunos (meninos e adolescentes) permaneciam juntos o dia todo, dormindo em quartos comuns.

Organização da escola:

* as turmas eram formadas com os menores de oito anos, com os alunos entre oito e onze anos e outra turma com idades de onze a dezoito anos.

* as atividades escolares duravam das 8h às 17h e eram desenvolvidas de modo flexível; os alunos rezavam, tomavam banho, faziam o desjejum, faziam as primeiras lições, havendo um curto intervalo entre elas.

* duas tardes por semana eram livres, e os alunos realizavam excursões.

* os problemas disciplinares eram discutidos à noite; ele condenava a coerção, as recompensas e punições.

4 comentários:

Anônimo disse...

As idéias de Pestalozi sao muito importante, pois visava uma escola pública de qualidade com investimentos em todos os setores. Ele acreditava que a educação e o meio para o ajustamento da sociedade. A escola em periodo integral propiciava o crescimento pessoal e intelectual de cada ser. Eleonora Centena.

Unknown disse...

A busca pela qualidade da escola pública´defendida por Pestalozi baseava-se em uma formação de qualidade dos professores e de recursos metodológicos adequados à realidade de cada escola, pois a educação é a mola propulsora para um sociedade com ética, com justiça e dignidadepara todos!

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NILZA CORRÊA PEREIRA disse...

Independentemente de a oferta educacional para crianças ser pública ou privada, entende-se que ela é um direito da criança. Por isso deve ter a qualidade necessária para o desenvolvimento das mesmas.
Qualquer oferta que não tenha padrões de qualidade mínimas, deve ser considerada como crime, pela violência contra os seus destinatários.

Anônimo disse...

Não tinha muito interesse por ler a respeito de filósofos.Lendo
Pestalozzi me envergonho da minha falta de informação.Ele é um
eterno mestre da educação infantil ,jovem e adulto.Um grande
incentivo para os professores. AMEI!...

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