Johann Pestalozzi exerceu grande influência no pensamento educacional e foi um grande adepto da educação pública. Democratizou a educação, proclamando ser o direito absoluto de toda criança ter plenamente desenvolvidos os poderes dados por Deus. Seu entusiasmo obrigou governantes a se interessarem pela educação das crianças das classes desfavorecidas.
Princípios educacionais e contribuições de Pestalozzi:
* o desenvolvimento é orgânico, sendo que a criança se desenvolve por leis definidas; a gradação deve ser respeitada; o método deve seguir a natureza; a impressão sensorial é fundamental e os sentidos devem estar em contato direto com os objetos; a mente é ativa; o professor é comparado ao jardineiro que providencia as condições propícias para o crescimento das plantas.
* crença na educação como o meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social.
* fundamentação da educação no desenvolvimento orgânico mais que na transmissão de idéias memoráveis.
* a educação começa com a percepção de objetos concretos e consequentemente com a realização de ações concretas e a experimentação de respostas emocionais reais - o desenvolvimento é uma aquisição gradativa, cada forma de instrução deve progredir de modo lento e gradativo.
* conceituação de disciplina baseada na boa vontade recíproca e na cooperação entre aluno e professor.
* introdução de novos recursos metodológicos.
* impulso à formação de professores e ao estudo da educação como uma ciência.
Pestalozzi decide ser mestre-escola e vai então, em sua escola, procurar aplicar suas ideias educacionais. Para ele a escola deveria aproximar-se de uma casa bem organizada, pois o lar era a melhor instituição de educação, base para a formação moral, política e religiosa.
Em sua escola, mestre e alunos (meninos e adolescentes) permaneciam juntos o dia todo, dormindo em quartos comuns.
Organização da escola:
* as turmas eram formadas com os menores de oito anos, com os alunos entre oito e onze anos e outra turma com idades de onze a dezoito anos.
* as atividades escolares duravam das 8h às 17h e eram desenvolvidas de modo flexível; os alunos rezavam, tomavam banho, faziam o desjejum, faziam as primeiras lições, havendo um curto intervalo entre elas.
* duas tardes por semana eram livres, e os alunos realizavam excursões.
* os problemas disciplinares eram discutidos à noite; ele condenava a coerção, as recompensas e punições.