terça-feira, 9 de agosto de 2011

Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia.

Articulando saberes e transformando a prática.





Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, torna-se necessário repensar o papel da escola, mais especificamente as questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem. O ensino organizado de forma fragmentada, que privilegia a memorização de definições e fatos, bem como as soluções padronizadas, não atende às exigências deste novo paradigma.


O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento. Evidencia-se uma nova organização de tempo e espaço e uma grande diversidade de situações que exigem um posicionamento crítico e reflexivo do indivíduo para fazer suas escolhas e definir suas prioridades. Além disso, há o elemento inusitado com o qual deparamos nas várias situações do cotidiano, demandando o desenvolvimento de estratégias criativas e de novas aprendizagens.






Nessa perspectiva, a melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências para lidar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio da produção de ideias e de ações criativas e colaborativas.






O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental. Para isso, a escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula. De igual maneira, propiciar a observação e a interpretação dos aspectos da natureza, sociais e humanos, instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores que podem intervir nos fenômenos e no desenvolvimento humano. Essa forma de aprender contextualizada é que permite ao aluno relacionar aspectos presentes da vida pessoal, social e cultural, mobilizando as competências cognitivas e emocionais já adquiridas para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento (PCN - Ensino Médio, 1999).






Embora a tecnologia seja um elemento da cultura bastante expressivo, ela precisa ser devidamente compreendida em termos das implicações do seu uso no processo de ensino e aprendizagem. Essa compreensão é que permite ao professor integrá-la à prática pedagógica. No entanto, muitas vezes essa integração é vista de forma equivocada, e a tecnologia acaba sendo incorporada por meio de uma disciplina direcionada apenas para instrumentalizar sua utilização, ou ainda, de forma agregada a uma determinada área curricular. Diferentemente dessa perspectiva, ressaltamos a importância de a tecnologia ser incorporada à sala de aula, à escola, à vida e à sociedade, tendo em vista a construção de uma cidadania democrática, participativa e responsável.


Mas para isso é fundamental que o professor, independentemente da sua área de atuação, possa conhecer as potencialidades e as limitações pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias, seja o vídeo, a internet, o computador, entre outras. Importa que cada uma delas carrega suas próprias especificidades, que podem ser complementadas entre si e/ou com outros recursos não tecnológicos. Por sua vez, uma determinada tecnologia configura-se por uma multiplicidade de recursos distintos, os quais devem ser considerados para que seu uso seja significativo para os envolvidos e pertinente ao contexto.


O uso da internet na escola pode exemplificar a multiplicidade de recursos que podem ser utilizados em situações de aprendizagem. Um dos recursos bastante conhecidos são os sites de busca, que podem facilitar e incentivar o aluno na pesquisa de informações e dados. Outro recurso da internet que também vem sendo explorado educacionalmente são as ferramentas de comunicação, como correio eletrônico (e-mail), fórum de discussão e chats. Estes novos meios de comunicação favorecem o estabelecimento de conexões entre pessoas de diferentes lugares, idades e profissões. A troca de ideias e experiências com pessoas de diversos contextos podem ampliar a visão do aluno no sentido de fornecer novas referências para sua reflexão.


Os recursos pedagógicos da internet, a pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizados de forma articulada. O importante é o professor conhecer as especificidades de cada um dos recursos para orientar-se na ciração de ambientes que possam enriquecer o processo de aprendizagem do aluno. Igualmente essa visão deve orientar a articulação entre as diferentes tecnologias e as áreas curriculares. A possibilidade de o aluno poder diversificar a representação do conhecimento, a aplicação de conceitos e estratégias conhecidas formal ou intuitivamente e de utilizar diferentes formas de linguagens e estruturas de pensamento redimensiona o papel da escola e de seus protagonistas (alunos, professores, gestores).










9 comentários:

Unknown disse...

A escola precisa - urgentemente - ser repensada. Já não atende aos anseios por novas formas de ensinar e aprender.Com as novas tecnologias, aluno e professor terão que aprender juntos, construir conhecimentos baseados na interação mediadas dentro das novas tecnologias.
Bjs.
Circe

Anônimo disse...

A melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências enfatizando a autonomia do aluno , buscando atividades em que o aluno possa expor suas idéias participando de maneira criativa e colaborativa.
Luciani

Anônimo disse...

A melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências enfatizando a autonomia do aluno , buscando atividades em que o aluno possa expor suas idéias participando de maneira criativa e colaborativa.
Luciani

Unknown disse...

As tecnologias estam cada vez mais presente nas escolas, elas nos auxiliam no sentido de melhorar a nossa prática pedagógica, pois o momento em que estamos vivendo requer o uso das diversas tecnologias, desta forma propocionamos aos nossos educandos integração com o mundo de hoje.

Anônimo disse...

É isso ai, com todos os avanços da tecnologia hoje em dia é impossível que o professor ainda continue somente utilizando o quadro e o giz,é lógico que assim não tem como fazer uma aula criativa para os alunos que já estão a mil, com internet, e-mail, mp3, 4 5 e 6...
O importante é o professor se atualizar...

Anônimo disse...

É isso ai, com todos os avanços da tecnologia hoje em dia é impossível que o professor ainda continue somente utilizando o quadro e o giz,é lógico que assim não tem como fazer uma aula criativa para os alunos que já estão a mil, com internet, e-mail, mp3, 4 5 e 6...
O importante é o professor se atualizar...

Fernanda Martins

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NILZA CORRÊA PEREIRA disse...

Nem sempre é fácil fazer articulações entre conhecimento e tecnologias, levando em conta que a maioria das nossas escolas não possuem as condições para a realização de atividades básicas nas aulas.
Ainda usamos a tecnologia quadro e giz. Das mais antigas, mas que funciona.
Por mais preparados que estejamos, ainda é o professor que deve estar preparado para as surpresas desafiadoras quando as tecnologias não funcionam.

Anônimo disse...

Uma das maiores dificuldades ainda de realizar articulação entre conhecimento e tecnologias e que muitas escolas estão ainda no método tradicional apenas com um quadro negro e giz e em muitos casos faltam acesso as tecnologias que possibilitam estas articulações e profissionais que queiram fazer usos delas.

Lissara

Rita celeste disse...

Para o professor o grande desafio não é usar as tecnologias para realizar a busca do conhecimento ,e sim , mostrar a direção da sua escola que os métodos de aprendizagem estão mudando em uma velocidade que se pararmos simplesmente os nossos alunos fugiram de tanto tédio da escola .

Postar um comentário