domingo, 14 de agosto de 2011

Célestin Freinet (1896 - 1966)


O mestre do trabalho e do bom senso

O educador francês desenvolveu atividades hoje comuns, como as aulas-passeio e o jornal de classe, e criou um projeto de escola popular, moderna e democrática.
Freinet se inscreve, historicamente, entre os educadores identificados com a corrente da Escola Nova, que, nas primeiras décadas do século 20, se insurgiu contra o ensino.
Na teoria do educador francês, o trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano, a ponto de ele defender, em contraste com outros pedagogos, incluindo os da Escola Nova, que "não é o jogo que é natural da criança, mas sim o trabalho". Seu objetivo declarado é criar uma "escola do povo".



Importância do êxito
Não foi por acaso que Freinet criou uma pedagogia do trabalho. para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. Um dos deveres do professor, segundo Freinet, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho.
Outra função primordial do professor, segundo Freinet, é colocar ao máximo para o êxito de todos os alunos. Diferentemente da maioria dos pedagogos modernos, o educador francês não via valor diudático no erro. Ele acreditava que o fracasso desequilibra e desmotiva o aluno, por isso o professor deve ajudá-lo a superar o erro.

Cooperação sim, manuais não
Com a intenção de propor uma reforma geral no ensino francês, Freinet reuniu suas experiências didáticas num sistema que denominou Escola Moderna. Entre as principais "técnicas Freinet" estão a correspondência entre escola (para que os alunos possam não apenas escrever, mas ser lidos), os jornais de classe (mural, falado e impresso), o texto livre (nascido do estímulo para que os alunos registrem por escrito suas idéias, vivências e histórias), a cooperativa escolar, o contato frequente com os pais (Freinet defendia que a escola defendia que a escola deveria ser extensão da família) e os planos de trabalho. O pedagogo era contrário ao uso de manuais em sala de aula, sobretudo as cartilhas, por considerá-los genéricos e alheios às necessidades de expressão das crianças. Defendia que os alunos fossem em busca do conhecimento de que necessitassem em bibliotecas (que deveriam existir na própria escola) e que confeccionassem fichários de conculta e de autocorreção (para exercícios de matemática, por exemplo). Para Freinet, todo conhecimento é fruto do que chamou de tateamento experimental - a atividade de formular hipóteses e testar sua validade - e cabe à escola proporcionar essa possibilidade a toda criança.
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento).

6 comentários:

Anônimo disse...

Um exemplo pratico que eu trabalho em sala de aula que se relaciona com as ideias de Freinet,as aulas-passeio,a produção textual, o jornal de classe,os trabalhos de representações(teatro),onde se desenvolve um trabalho livre e criativo.
Luciani Dutra Monteiro

Unknown disse...

As propostas pedagógicas de Freinet são importantes para desenvolver o gosto pelo estudo,pois estabelecer a comunicação entre as crianças valorizando a comunicação e a afetividade torna mais prazeroso o trabalho dentro da classe, evitando asperezas e proporcionando uma aproximação entre o grupo.
Bjs,
Circe

Anônimo disse...

As ideias de Freinet são importantíssimas para que a criança se socialize, expresse seu pensamento(escrito,oral,etc.).Aulas passeio,jornal mural,escrito,falado, que maravilha.

antonio

Anônimo disse...

O texto que lemos salienta que segundo Freinet, o sucesso da escola está baseado nestes quatro pilares(cooperação, comunicação, documentação e afetividade), acredito que na escola e na sala de aula não podem faltar, principalmente a cooperação pois o aluno se fortalece em grupo, aprendendo desde cedo a ser solidário e na afetividade, pois se o professor que é o organizador deste processo ensino-aprendizagem, criar um vínculo positivo com o seu aluno,ele consegue encorajá-lo e estimulá-lo a fazer experiências, sendo capaz de buscar respostas para suas necessidades.
Fernanda Martins

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NILZA CORRÊA PEREIRA disse...

Em geral não sabemos como tirar proveito dos erros cometidos pelos nossos alunos.
Antes de serem motivos para censura, devem ser aproveitados para o fortalecimento de conhecimentos e experiências enriquecedoras pelos alunos.
Também merece destaque o aspecto da afetividade, muito esquecida em nossas escolas,cada vez mais seduzidas pelas mídias e tecnologias.

Anônimo disse...

pensar em atividades inovadoras que as aulas passeio livres criadoras de uma Nova escola que a pedagogia do trabalho livre é capaz de dominar e transformar o meio é claro quando o aluno descobre seu potencial para transmitir seus saberes

Postar um comentário