quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lev Vygotsky (1896 - 1934).



A obra dele ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das mais estudadas pela pedagogia contemporânea.

Para ele, todo aprendizado é necessariamente mediado - e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinate do que o previsto por Piaget e outros pensadores da educação, para quem cabe à escola facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo próprio aluno. Segundo Vygotsky, ao contrário, o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento, a criança "se apropria" dele, tornando-o voluntário e independente.

Desse modo, o aprendizado não se subordina totalmente ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, provocando saltos de nível de conhecimento. O ensino, para Vygotsky, deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. É a isso que se refere um de seus principais conceitos, o de zona de desenvolvimento proximl, que seria a distância entre o desenvolvimento real de uma criança e aquilo que ela tem o potencial de aprender - potencial que é demonstrado pela capacidade de desenvolver uma competência com a ajuda de um adulto. Em outras palavras, a zona de desenvolvimento proximal é o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha. Saber identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno entre ambas são as duas principais habilidades que um professor precisa ter, segundo Vygotsky.


Expansão dos horizontes mentais


Como Piaget, Vygotsky não formulou uma teoria pedagógica, embora o pensamento do psicólogo, com sua ênfase no aprendizado, ressalte a importância da instituição escolar na formação do conhecimento. Para ele, a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Ao formular o conceito de zona proximal, Vygotsty mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, "puxando" dela um novo conhecimento. "Ensinar o que a criança já sabe desmotiva o aluno e ir além de sua capacidade é inútil".

O psicólogo considerava ainda que todo aprendizado amplia o universo mental do aluno. O ensino de um novo conteúdo não se resume à aquisição de uma habildiade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança. Assim, por exemplo, com o domínio da escrita, o aluno adquire também capacidades de reflexão e controle do próprio funcionamento psicológico.

5 comentários:

Unknown disse...

Ensinar a desenvolver as habilidades cognitivas, ampliando as estruturas mentais para assim, a partir da informações captadas no meio social, participar e interferir na sociedade tornando-se sujeito de suas ações.
Bjs.
Circe

Anônimo disse...

A cada vez que relemos ou fazemos uma nova leitura sobre determinada teoria educacional que defendem estes pensadores nos damos conta, ainda mais, de que o nosso papel de educadores se torna cada vez mais importante , pois muitas vezes depende de nós e da nossa intervenção em sala de aula o sucesso ou não do nosso aluno.

Anônimo disse...

A cada vez que relemos ou fazemos uma nova leitura sobre determinada teoria educacional que defendem estes pensadores nos damos conta, ainda mais, de que o nosso papel de educadores se torna cada vez mais importante , pois muitas vezes depende de nós e da nossa intervenção em sala de aula o sucesso ou não do nosso aluno.
Fernanda Martins

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NILZA CORRÊA PEREIRA disse...

Apresenta a idéia de que a escola e o professor intermediam os processos de aprendizagem realizadas pelas crianças.
Daí a necessidade de que nem escola nem professor considere a sua atividade como finalística.

Rita celeste disse...

A socialização do saber é por em pratica as habilidades e competências adquiridas ao longo da da aprendizagem e não se torna estanque pois é im circulo que não se fecha .

Postar um comentário