domingo, 7 de agosto de 2011

Interdisciplinaridade: refletindo sobre algumas questões.


A interdisciplinaridade tem suas raízes na história da ciência moderna, produzida a partir do século XX. Foi nos meados da década de 60 que a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália, num momento em que havia uma evidente preocupação com o ensino mais sintonizado com as questões social, política e econômica, uma vez que os grande problemas da época não poderiam ser resolvidos por um única área do saber.
No Brasil, a interdisciplinaridade ficou evidenciada no final da década de 60, exercendo influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases de 1971. Sua presença foi sendo intensificada também nas propostas e práticas educacionais, com a nova LDB de 1996 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1998.
Em se tratando do sistema educacional, a organização dos conhecimentos escolares ainda funciona no sistema multidisciplinar. Somente quando ressurgiu a ideia de projetos na escola (década de 90) que se começou a discutir a interdisciplinaridae no âmbito da prática escolar. De fato, a metodologia de projeto potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, assim como a integração de várias mídias e recursos, os quais permitem ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação. Por essa razão, a pedagogia de projetos evidenciou seu caráter potencializador de práticas interdisciplinares.
O trabalho com projeto permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada de aprendizagem. No entanto, muitas vezes é atribuído valor para as práticas interdisciplinares, de tal maneira que a negar qualquer atividade disciplinar. Essa visão é equivocada, pois FAZENDA (1994) enfatiza que a interdisciplinaridae se dá sem que haja perda da identidade das disciplinas.
O conhecimento específico - disciplinar - oferece ao aluno a possibilidade de reconhecer e compreender as particularidades de um determinado conteúdo, e o conhecimento integrado - interdisciplinar - dá-lhe a possibilidade de estabelecer relações significativas entre conhecimentos. Ambos se realimentam e um não existe sem o outro.
Na interdisciplinaridade existe um tipo de interação entre as disciplinas ou áreas de conhecimento. Todavia, essa interação, conforme JAPIASSÚ (1976) explica, pode ocorrer em diferentes níveis de complexidade e, para distinguir esses níveis, foram criados os termos multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
A multidisciplinaridade se caracteriza por uma ação simultanea envolvendo diferentes disciplinas em torno de um tema comum. Nesse caso, os conhecimentos disciplinares estão no mesmo nível hierárquico e se apresentam de forma estanques, não existe nenhuma relação e cooperação entre eles.
Na pluridisciplinaridade, existe algum tipo de interação entre os conhecimentos disciplinares, embora eles estejam no mesmo nível hierárquico. Há uma relação entre os domínios disciplinares indicando a existência de alguma cooperação entre eles.
A interdisciplinaridade representa um nível mais elevado de interação entre as disciplinas, um nível hirárquico superior onde procede a coordenação das ações disciplinares. Há portanto, uma organização e articulação voluntária coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum. Isto significa que na interdisicplinaridade há cooperação e diálogo entre os conhecimentos disciplinares.
A transdisciplinaridade não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas e a interdisciplinaridade.
Existe um nível de integração que passa entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. Na transdisciplinaridade ocorre uma espécie de integração de vários sistemas interdisciplinares num contexto mais amplo, gerando uma interpretação holística dos fatos e dos fenômenos.

11 comentários:

Anônimo disse...

Todos os termos usados(interdisc.pluridisc.transdic.)são efetivamente postos em prática muitas vezes,por nós professores, sem que tenhamos consciência disso.Os termos técnicos muitas vezes não importam,o que importa é a nossa prática e nossa reflexão.

antonio

Unknown disse...

Verdade, colega Antonio,as nossas práticas muitas vezes retratam o que são apresentados como novidades. Precisamos divulgar nossos trabalhos mais vezes; por isso acho importante os espaços de discussão dentro das escolas.

Anônimo disse...

É importante que todas as nossas práticas em sala de aula levem ao mesmo resultado que é o que fala o texto acima:Permitir que o aluno expresse seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.Mas não podemos esquecer das disciplinas e dos conteúdos e trabalhar cada um deles sem que os mesmos realmente percam sua identidade, mas fazendo relação entre eles.
Fernanda Martins

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NILZA CORRÊA PEREIRA disse...

Este é o propósito que buscamos: fazer com que nossos componentes curriculares estabeleçam contatos criando pontos de diálogo entre si, com valorização idêntica.
Na verdade, algumas disciplinas têm vida quase clandestina nas escolas quando poderiam ajudar na compreensão dos conhecimentos de outras disciplinas.

Anônimo disse...

Por si so todo o projeto deve ser interdisciplinar para envolver o aluno em seu todo e tornar mais interessante e investigatório ja que o professor deve instimular a curiosidade do aluno no tocante a pesquisa.
Cremilde

Anônimo disse...

If you want to improve your know-hоw juѕt keеp
visiting this web sіte and bе updateԁ with thе moѕt up-to-date
news pοsted here.

my weblog - v2 Cigs reviews
my site > dll.raynut.com

Anônimo disse...

Wow, that's what I was searching for, what a material! present here at this blog, thanks admin of this website.

Look at my homepage ... Going in www.sfgate.com

Anônimo disse...

It's going to be finish of mine day, except before ending I am reading this impressive piece of writing to increase my know-how.

Also visit my weblog ... Http://www.Prweb.com/
my website - Hair removal solution

Anônimo disse...

Hmm is аnуonе еlѕe encountering ρrοblems
with the pictuгes on this blog loaԁing?
I'm trying to find out if its a problem on my end or if it'ѕ the blοg.
Any feeԁbaсκ ωoulԁ be grеatlу appгecіated.


Also ѵisit my раge - http://www.prweb.com

Anônimo disse...

lеt mе know wheгe do we Buy them

Αlso νisіt mу wеbρage - green smoke coupon code

Anônimo disse...

I havе to thank yοu for the effoгts you've put in writing this blog. I really hope to check out the same high-grade blog posts from you in the future as well. In truth, your creative writing abilities has inspired me to get my own, personal blog now ;)

Also visit my weblog: www.prweb.com

Postar um comentário