A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as noavs tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. Este ambiente é criado para promover a interação entre todos os seus elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema. Fundamenta-se nas ideias piagetianas sobre desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionadas com outros pensadores dentre os quais destacamos Dewey, Freire e Vygotsky.
Trata-se de uma nova cultura do aprendizado que não se fará por reformas ou novos métodos e conteúdos definidos por especialistas que pretendam impor melhorias ao sistema educacional vigente. É uma mudança radical que deve tornar a escola capaz de:
* atender às demandas da sociedade;
*considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos;
*criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade e liberdade responsável;
* desenvolver as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situações contextuais;
* desenvolver a habilidade de aprender a aprender, de forma que cada um possa reconstruir o conhecimento, integrando conteúdos e habilidades segundo o seu universo de conceitos, estratégias, crenças e valores;
*incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação.
A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos. Os conhecimentos cotidianos emergem como um todo unitário da própria situação em estudo, portanto, sem framentação disciplinar, e são direcionados por uma motivação intrínseca. Cabe ao professor provocar a tomada de consciência sobre os conceitos implícitos nos projetos e sua respectiva formalização mas é preciso empregar o bom senso para fazer as intervenções no momento apropriado.
4 comentários:
"A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem."
Esta idéia diz tudo, o projeto proporciona a todos os envolvidos com a escola trabalhar de uma maneira mais dinâmica, inovadora e agradável...E o nosso aluno com isso só tem a ganhar.
Fernanda Martins
"Aprender a aprender", eis o grande desafio para professores e educandos.Aplicar conhecimento cotidiano x científico, trabalhar em equipe,para que se desenvolva a solidariedade etc.Estamos caminhando ...
Antonio Aquino
Nem tão nova assim.
Entretanto, não temos a cultura de realização de projetos significativos para nossos aluno.
Geralmente os projetos são considerados negativamente nas nossas escolas, como desperdício de tempo, etc.
Devemos considerar os projetos como importantes para nossas escolas, envolvendo as comunidades onde estamos inseridos. E estarmos convencidos disto.
Aprender por meio de projetos, estamos no caminho. Através desta forma inovadora que tem por objetivo principal a construção do conhecimento, todos os elementos envolvidos tem muito a ganhar.
Eleonora Centena.
Postar um comentário