O criador dos jardins-de-infância defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática.
Frase de Friedrich Froebel: "Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo".
O alemão Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas - ideia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. Froebel Viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos. O nome reflete um princípio que Froebel compartilhava com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Com base na observação das atividades dos pequenos com jogos e brinquedos, Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em autoeducação, um conceito que só se difundiria no início do século 20, graças ao movimento da Escola Nova.
EDUCAÇÃO ESPONTÂNEA
O caminho para isso seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses, Froebel adotava, assim, a ideia contemporânea do "aprender a aprender". Para ele, a educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos.
O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. Portanto, a educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos. Isso não quer dizer que ele descartasse totalmente o ensino diretivo, visto como um recurso legítimo caso o aluno não apresentasse o desenvolvimento esperado. De modo geral, no entanto, a pedagogia de Froebel pode ser considerada como defensora da liberdade.
O educador acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática. Ele combatia o excesso de abstração da educação de seu tempo, argumentando que ela afastava os alunos do aprendizado. Na primeira infância dizia, o importante é trabalhar a percepção e a aquisição da linguagem. No período propriamente escolar, seria a vez de trabalhar religião, ciências naturais, matemática, linguagem e artes.
Froebel defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas, antecipando as ideias do suíço Jean Piaget (1896 - 1980).
BRINQUEDOS CRIADOS PARA APRENDER
Froebel considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança - e essa ideia foi aceita por grande parte dos teóricos da educação que vieram depois dele.
O objetivo das atividades nos jardins-de-infancia era possibilitar brincadeiras criativas. As atividades e o material escolar eram determinados de antemão, para oferecer o máximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica. Froebel desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado. Eles eram feitos de material macio e manipulável, geralmente com partes desmontáveis. As brincadeiras eram acompanhadas de músicas, versos e dança. Os objetos criados por Froebel eram chamados de "dons" ou "presentes" e havia regras para usá-los, que precisariam ser denominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. As brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente.
5 comentários:
É muito importante o professor estar em constante formação.Trabalhar com projetos é um recurso que motiva tanto o aluno quanto ao professor.
Silvia Dorneles Ribeiro.
O caminho para tornar uma criança feliz é dar a ela a oportunidade de conviver com outras crianças.As escolhinhas estão aí para introduzir as brincadeiras,proporcionar a socialização e estimular a curiosidade eas descobertas das crianças.
Circe
A educação infantil é uma das etapas mais significativas para as aprendizagens, onde a espontaneidade é muito enriquecedora.
Também a autenticidade é muito positiva nesta fase, exigindo do professor um olhar especial sobre o seu trabalho e seus alunos.
A aprendizagem da criança deve ser indispensavelmente vivenciada a atividades que tenham gostinho de brincadeiras, sendo estas, monitoradas e mostradas para as crinanças numa linguagem especial, como é valioso aprender.
Profª Mª Josenilda(Galega)
o desenvolvimento das crianças no processo de aprendizagem constroem um mundo onde os caminhos deixam marcar para onde partir nossa prática para aprender .
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