É preciso, antes de tudo, não confundir atividade temática com projeto. Deve-se também negociar e conquistar os alunos para o tema do trabalho. Eles são sujeitos da aprendizagem. Os professores, seus parceiros.
"Projeto é um design, um esboço de algo que desejo atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. A todo momento você pode rever a descrição inicialmente prevista para poder levar avante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada", define Maria Elizabeth de Almeida, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP, ex-professora de Matemática do ensino fundamental e médio, especializada, desde 1995, na capacitação de professores para o uso do computador em educação. Ela trata aqui de alguns de alguns conceitos essenciais para o trabalho por projetos, no qual se considera o aluno sujeito da aprendizagem - ativo e autônomo para criar, para construir e representar o conhecimento. Aponta competências desenvolvidas nesta prática, que tende à interdisciplinaridade. Mas avisa: "Se fizermos do projeto uma camisa-de-força para todas as atividades escolares, estaremos mais uma vez engessando a prática pedagógica.
"O professor precisa ter clareza de sua intencionalidade e também do que o aluno está se propondo a desenvolver. Sua intencionalidade sustenta esse vaivém que se realiza por meio de reflexão sobre os caminhos que estão sendo percorridos e pela comparação entre os resultados obtidos e os previstos inicialmente, de modo a identificar se há necessidade de replanejar e o que está sendo descoberto nese processo, que conceitos novos emergiram, etc".
Os conceitos de cidadania e democracia são inerentes ao trabalho com projetos, quer esteja-se utilizando ou não o computador. Não estamos falando em controle, mas que possam ajudar o aluno a aprender. Não dá para controlar o aluno quando ele é o sujeito da aprendizagem e tem liberdade para criar, representar e construir conhecimento. A ideia de controle é incompatível com a de aprendizagem por projetos, em que os alunos são sujeitos da aprendizagem e os professores são parceiros dos alunos.
Trabalhar com projetos tem sentido porque parte das questões de investigação. O aluno vai desenvolver estudos, pesquisar em diferentes fontes, selecionar e articular informações com conhecimentos que já possui para compreender melhor essas questões, tentar resolvê-las ou chegar a novas questões. Esse processo implica o desenvolvimento de competências para desenvolver a autonomia e a tomada de decisões, as quais são essências para atuação na sociedade atual, caracterizada por incertezas, verdades provisórias e mudanças abruptas.
Um projeto pode partir de uma questão relacionada com uma única área de conhecimento e, em seu desenvolvimento, ir se abrindo e articulando conceitos de outras áreas. Pode também ocorrer o inverso. Iniciar com uma questão abrangente e pouco a pouco ir afunilando em um determinado conceito.
Num mesmo projeto podem ser articulados vários recursos, da entrevista pela internet ao livro e TV. Posso entrevistar um especialista em situação real, mas se isso não for possível utilizo a internet para nossa interação. Um vídeo pode ser um excelente recurso em um dado momento, desde que seu uso esteja contextualizado na atividade. Da mesma forma, o computador é muito útil quando usado para pesquisa, comunicação e principalmente para representação do conhecimento e troca de informações.
7 comentários:
Projeto é algo inacabado, esboça-se aquilo que desejamos atingir. O educando é o protagonista, e o professor seu parceiro na caminhada, na experimentação.
antonio
A idéia-chave é o aluno agente do processo, sendo um sujeito ativo, capaz de buscar resultados, novas formas de se expressar e o professor nunca deve perder o foco de que e como quer trabalhar.
O projeto é amplo, é geral, é uma forma muito dinâmica de realizar o processo ensino-aprendizagem.
Fernanda Martins
Não existe uma fórmula pronta. O que deve haver é a disposição de olhar mais á frente, prevendo ou antevendo possíveis situações novas.
Se o projeto é dinãmico, deve reservar margem para o imprevisto ou inusitado, que às vezes são surpreendentemente positivos.
como novo desafio a aprendisagem o projeto já se define como projeção de buscas e descobertas do novo ou seja o educando lança se ao desafio da construção do conhecer atraves do estudo das causas.
Projeto é dinamismo e parceria, tudo que um aluno deseja.
Projeto é dinamismo e parceria, tudo que um aluno deseja.
Parabéns pelo texto explicativo, pois, projetar faz parte da nossa vida, sendo uma forma de organizar as ideias, traçando os objetivos em busca de alcançar uma meta.
Postar um comentário