quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fernando Hernández.




Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Essa é a principal proposta do educador espanhol fernando Hernández. Ele se baseia nas ideias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.

Hernández põe em xeque a forma atual de ensinar. "Comecei a me questionar em 1982, quando uma colega me apresentou a um grupo de docentes", lembra. "Eles não sabiam se os alunos estavam de fato aprendendo. Trabalhei durante cinco anos com os colegas e, para responder a essa inquietação, descobrimos que o melhor jeito é organizar o currículo por projetos didáticos".

O modelo propõe que o docente abandone o papel de "transmissor de conteúdos" para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo.

É importante entender que não há um método a seguir, mas uma série de condições a respeitar. O primeiro passo é determinar um assunto - a escolha pode ser feita partindo de uma sugestão do mestre ou da garotada. "Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto", diz Hernández.

Hernández alerta que não basta o tema ser "do gosto" dos alunos. Se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos, nada feito. "Se fosse esse o caso, ligaríamos a televisão num canal de desenhos animados", explica. Por isso, uma etapa importante é a de levantamento de dúvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos - isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada de decisões. Todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela escola e pode (ou não) ser interdisciplinar. Antes, defina os problemas a resolver. Depois, escolha a(s) disciplinas(s). Nunca o inverso.

É importante frisar que há muitas maneiras de garantir a aprendizagem. Os projetos são apenas uma delas. "É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações", explica Hernández.

Para Hernándes a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, porém todo projeto precisa estar relacionado aos conteúdos para não perder o taco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão dos trabalhos.

11 comentários:

Unknown disse...

Trabalhar a partir o conteúdo, a partir de projetos, propicia ao professor uma melhor avaliação da aprendizagem da turma, pois o aluno consegue colocar suas dúvidas na construção e elaboração do projeto, dando a oportunidade ao professor de intervir quando achar necessário, afastando-se da postura de mestre e aproximando-se das expectativas do a luno.

Unknown disse...

Para buscar mudanças, é certo que precisamos nos desacomodar.Ainda temos arraigados nas nossas metodologias as formas tradicionais de estudo!
Bjs.
Circe

Unknown disse...

Unindo as duas teorias, então, precisamos saber propor desafios, estimular a curiosidade, sem perder o foco nos conteúdos a serem desenvolvidos. A condução do processo de conhecimento cabe ao professor, e isso precisa ser apresentado de tal sorte que, as dúvidas aflorem e possam ser trabalhadas em forma de projeto.

Anônimo disse...

Achei interessante quando o texto fala que não basta o tema do projeto ser do gosto dos alunos se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos.A definição de objetivos de aprendizagem e todo o trabalho deve estar alicerçada nos conteúdos, existem professores que pensam que ao trabalhar projetos devem parar de trabalhar o seu conteúdo e não é isso que deve acontecer.Deve existir também um comprometimento muito grande por parte do professor e um trabalho conjunto entre ele e seus educandos.
Fernanda Martins

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NILZA CORRÊA PEREIRA disse...

Poderíamos dizer que em educação as soluções não estão prontas.
Assim, poderíamos considerar os projetos educacionais como mais uma forma de enriquecer nosso trabalho.

Rita celeste disse...

O currículo trabalhado por projetos se faz presente quando o interesse do aluno vem a favor do trabalho do professor por solucionar as perguntas destes. O professor serve de mediador do saber pois desacomoda as verdades e instiga o aluno a busca de novas verdades.

Ivanilda Milfont disse...

Prezada Cledenir:

Parabéns pelo Blog!
Muito legal sua ideia de compartilhar as discussões do Curso de Elaboração de Projetos.
Também estou fazendo um, via E-Proinfo, com tutoria do NTEM/Dourados/MS.
Quando tiver um tempinho, visite meu blog A Arte de Mediar a Aprendizagem, disponível em: http://coordenacaopedagogica-ivanilda.blogspot.com/
Deixe recados, comentários e sugestões, a opinião de educadoras comprometidas como você, é que fazem a diferença, são muito importantes para que possamos melhorar sempre.
Quem sabe poderemos efetivar parcerias, trocar ideias...

Beijinhos de Luz!!!
@ivanildamilfont

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog!

Anônimo disse...

Fernado Hernández é fantático!

Grande mestre que contribui para o repensar docente e instrumentaliza o trabalho de muitos professores.

Anônimo disse...

I do agree with all the ideas you've offered for your post. They're really convincing and will definitely work.
Still, the posts are very brief for newbies.
Could you please prolong them a little from subsequent time?
Thank you for the post.
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anonimus disse...

lula na cadeia. bolsonaro ou j. barbosa na presidencia.

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