Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Essa é a principal proposta do educador espanhol fernando Hernández. Ele se baseia nas ideias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
Hernández põe em xeque a forma atual de ensinar. "Comecei a me questionar em 1982, quando uma colega me apresentou a um grupo de docentes", lembra. "Eles não sabiam se os alunos estavam de fato aprendendo. Trabalhei durante cinco anos com os colegas e, para responder a essa inquietação, descobrimos que o melhor jeito é organizar o currículo por projetos didáticos".
O modelo propõe que o docente abandone o papel de "transmissor de conteúdos" para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo.
É importante entender que não há um método a seguir, mas uma série de condições a respeitar. O primeiro passo é determinar um assunto - a escolha pode ser feita partindo de uma sugestão do mestre ou da garotada. "Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto", diz Hernández.
Hernández alerta que não basta o tema ser "do gosto" dos alunos. Se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos, nada feito. "Se fosse esse o caso, ligaríamos a televisão num canal de desenhos animados", explica. Por isso, uma etapa importante é a de levantamento de dúvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos - isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada de decisões. Todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela escola e pode (ou não) ser interdisciplinar. Antes, defina os problemas a resolver. Depois, escolha a(s) disciplinas(s). Nunca o inverso.
É importante frisar que há muitas maneiras de garantir a aprendizagem. Os projetos são apenas uma delas. "É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações", explica Hernández.
Para Hernándes a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, porém todo projeto precisa estar relacionado aos conteúdos para não perder o taco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão dos trabalhos.
11 comentários:
Trabalhar a partir o conteúdo, a partir de projetos, propicia ao professor uma melhor avaliação da aprendizagem da turma, pois o aluno consegue colocar suas dúvidas na construção e elaboração do projeto, dando a oportunidade ao professor de intervir quando achar necessário, afastando-se da postura de mestre e aproximando-se das expectativas do a luno.
Para buscar mudanças, é certo que precisamos nos desacomodar.Ainda temos arraigados nas nossas metodologias as formas tradicionais de estudo!
Bjs.
Circe
Unindo as duas teorias, então, precisamos saber propor desafios, estimular a curiosidade, sem perder o foco nos conteúdos a serem desenvolvidos. A condução do processo de conhecimento cabe ao professor, e isso precisa ser apresentado de tal sorte que, as dúvidas aflorem e possam ser trabalhadas em forma de projeto.
Achei interessante quando o texto fala que não basta o tema do projeto ser do gosto dos alunos se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos.A definição de objetivos de aprendizagem e todo o trabalho deve estar alicerçada nos conteúdos, existem professores que pensam que ao trabalhar projetos devem parar de trabalhar o seu conteúdo e não é isso que deve acontecer.Deve existir também um comprometimento muito grande por parte do professor e um trabalho conjunto entre ele e seus educandos.
Fernanda Martins
Poderíamos dizer que em educação as soluções não estão prontas.
Assim, poderíamos considerar os projetos educacionais como mais uma forma de enriquecer nosso trabalho.
O currículo trabalhado por projetos se faz presente quando o interesse do aluno vem a favor do trabalho do professor por solucionar as perguntas destes. O professor serve de mediador do saber pois desacomoda as verdades e instiga o aluno a busca de novas verdades.
Prezada Cledenir:
Parabéns pelo Blog!
Muito legal sua ideia de compartilhar as discussões do Curso de Elaboração de Projetos.
Também estou fazendo um, via E-Proinfo, com tutoria do NTEM/Dourados/MS.
Quando tiver um tempinho, visite meu blog A Arte de Mediar a Aprendizagem, disponível em: http://coordenacaopedagogica-ivanilda.blogspot.com/
Deixe recados, comentários e sugestões, a opinião de educadoras comprometidas como você, é que fazem a diferença, são muito importantes para que possamos melhorar sempre.
Quem sabe poderemos efetivar parcerias, trocar ideias...
Beijinhos de Luz!!!
@ivanildamilfont
Parabéns pelo seu blog!
Fernado Hernández é fantático!
Grande mestre que contribui para o repensar docente e instrumentaliza o trabalho de muitos professores.
I do agree with all the ideas you've offered for your post. They're really convincing and will definitely work.
Still, the posts are very brief for newbies.
Could you please prolong them a little from subsequent time?
Thank you for the post.
Here is my weblog instant cash advance
lula na cadeia. bolsonaro ou j. barbosa na presidencia.
Postar um comentário